Manuela Gomes:"Quando podemos contar com a experiência de alguém que já trilhou um caminho não há necessidade de andarmos a “partir pedra” para descobrir o melhor caminho, principalmente se tiver em jogo o relacionamento com os nossos filhos! E todo este processo acaba por ser mais uma aprendizagem para nós, que nos permite evoluir como pais e como pessoas mais conscientes dos “programas que usávamos” e em como é possível alterar formas de atuar e comportamentos enraizados quando nos empenhamos a sério no assunto, até porque o bem- estar dos nossos filhos não tem preço!"
Sandra Pimenta: " A diferença que sinto é que hoje disponho de mais ferramentas que me permitem lidar melhor com as situações de stress. Consigo manter mais o controlo e questionar as atitudes do meu filho. Aprendi a escutar, a observar o comportamento como resposta a uma necessidade.
Antes não conseguia pensar e reagia de forma impulsiva às suas reações. Hoje consigo ver os frutos dessa minha atitude no meu filho, tendo diminuído os seus episódios de violência/raiva.
Colocamos na prática as reuniões familiares e foi tão positivo que na semana passada não conseguimos fazer e no sábado o Leonardo disse-me que ainda não tínhamos feito.
Ele lembrou-me a importância de nos sentarmos e falarmos abertamente, sem julgamentos. Senti que este caminho faz sentido e vale mesmo a pena!
Investi nesta formação o meu tempo e os resultados foram tão poderosos que me sinto mais confiante como mãe e como mulher. Percebi a importância de deixar cair as máscaras que carrego e permitir aceitar a minha vulnerabilidade sem medo do que os outros pensam ou reagem. Libertei alguns dogmas do passado e aprendi.
Também consegui melhorar outras áreas da minha vida, tais como a minha saúde, o meu sono, as horas de descanso e bem estar e diminuir a minha culpa sempre que me dedico a mim. Isso permitiu-me voltar a cuidar de mim e a dedicar-me mais ao que me faz feliz. Continua a ser uma batalha interior mas já me permito "desleixar" certas áreas como engomar, roupa para lavar, lida da casa, para me dedicar a outras áreas que gosto, como ver filmes, ler livros e isso tem tido benefícios na minha auto-estima.
Sinto-me mais confiante para o que se avizinha no futuro. Esta formação mudou a minha vida, virou-me literalmente de pernas para o ar e abriu-me os olhos para tanta coisa, que não há palavras para agradecer.
O universo deu-me um presente e eu tenho que agradecer e desfrutar :)
Bem haja à Carla que foi o "mensageiro/carteiro" que me trouxe este presente."